.posts recentes

. relatório

. agradecimento

. é urgente

. 7 dias para o final

. À beira de um ataque de c...

. 16-05-2008

. Porque recordar os velhos...

. Uma boa promoção é a base...

. Artistas de OAz, mãos à o...

. avaliação (2)

.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

Quarta-feira, 9 de Abril de 2008

O que se passa em Oliveira de Azeméis...

Biblioteca dedica o mês de Abril à leitura

A biblioteca municipal de Oliveira de Azeméis está a promover o projecto «Abril, Livros Mil», um conjunto de iniciativas destinadas a fomentar a aproximação do livro com os diferentes públicos.
«Estamos apostados em abrir a biblioteca a toda a comunidade e não só ao público consumidor deste tipo de espaços culturais», afirmou a vereadora Gracinda Leal na apresentação do projecto que se estende até ao final do mês.
O programa foi planeado para corresponder a todos os tipos de público desde as crianças, aos jovens e adultos. «O objectivo é aproximarmo-nos cada vez mais da população e de todos aqueles estratos sociais com menor capacidade de acederem à informação e à leitura», explicou Gracinda Leal.
O projecto apela à promoção da leitura com acções a realizar dentro e fora da biblioteca. «Algumas iniciativas já são habituais mas temos projectos novos como a Estafeta de leituras, o ciclo de cinema ‘Veja o filme, leia o livro’ e as ‘Histórias de pijama’», exemplificou.
A estafeta de leituras, com início e fim na biblioteca, envolve a participação de escolas, associações, juntas de freguesia e instituições particulares de solidariedade do concelho a quem cabe dinamizar sessões de leitura nas suas instalações. A escolha e a forma de contar as histórias são livres.
A realização de um ciclo de cinema, associando o livro a outras áreas artísticas como a sétima arte, é una das novidades. 
«O objectivo da iniciativa é promover o livro cruzando-o com outras manifestações, neste caso o cinema», firma Gracinda Leal. Por isso, a cada filme projectado, o espectador tem disponível o mesmo título em livro, num apelo à leitura. O ciclo de cinema, já a decorrer, inclui projecção para crianças, jovens e adultos.
A completar o leque de novidades, a autarquia, através da iniciativa «Histórias de pijama», desafiou as crianças entre os 10 e os 12 anos a passarem a noite de cinco para seis nas instalações da biblioteca participando em ateliers de leitura, teatro de fantoches e numa oficina de escrita criativa.
Até final do mês de Abril não vão faltar outras acções: «Contos cruzados», «Livros trocados», «Serão de contos» e a palestra «Leitura na educação». 
Até ao dia 23, no átrio da biblioteca, decorrerá a campanha de troca de livros «O mesmo livro pode ser muitos livros diferentes». A iniciativa é aberta a toda a população e os volumes recolhidos no final serão doados à Casa Azul –Centro de Reinserção Social de Cesar.
A 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, serão apresentados os projectos de voluntariado «Guardiões da biblioteca» e «Uma voz por um sorriso».
A biblioteca municipal Ferreira de Castro foi inaugurada em Dezembro de 2007 , registando já cerca de 900 leitores inscritos e 4 500 empréstimos de livros.

Criada equipa «SOS Cidade» para resolver os problemas do dia-a-dia


Entrou já em funcionamento o serviço «SOS Cidade», uma equipa criada pela Câmara de Oliveira de Azeméis para intervir em situações que imponham uma actuação rápida da autarquia.
A equipa, que funciona diariamente, tem por missão efectuar reparações na via pública ao nível da rede viária (conservação de vias), sinalética (sinalização vertical e horizontal), conservação de passeios, substituição de tampas de saneamento, desobstrução de colectores e manutenção de fontes e chafarizes.
«O objectivo do novo serviço é resolver problemas insignificantes mas com grande impacto no dia a dia dos cidadãos», refere Ápio Assunção, presidente da autarquia.
Para tanto, a equipa «SOS Cidade» é constituída por sete funcionários da Câmara Municipal, estando dotada de uma viatura e equipamento compatível com as diferentes áreas em que irá intervir.
Qualquer cidadão pode requerer a intervenção da brigada na via pública bastando marcar o número verde 800 205 790.


«A entrada em funcionamento desta equipa multidisciplinar irá marcar positivamente a qualidade de vida dos oliveirenses», assegura o autarca.

Ápio Assunção explica que o que está em causa é solucionar situações incómodas como passeios e estradas esburacadas, semáforos avariados, zonas vandalizadas, lâmpadas a precisarem de substituição e sinais de trânsito inexistentes ou danificados.
Outras situações – ao nível do saneamento básico - poderão ser resolvidas pelos operacionais da brigada «SOS Cidade» sobre a qual o autarca admite recair uma «enorme responsabilidade».

http://www.cm-oaz.pt/index.php


Esperamos que fique atento áquelas notícias que consideramos importantes!


                               À beira de um ataque de criação

publicado por abeiradeumataquedecriacao às 17:41
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Tags

. todas as tags

.links

.usa os olhinhos

"I have a dream that one day this nation will rise up and live out the true meaning of its creed: "We hold these truths to be self-evident: that all men are created equal." I have a dream that one day on the red hills of Georgia the sons of former slaves and the sons of former slave owners will be able to sit down together at a table of brotherhood. I have a dream that one day even the state of Mississippi, a desert state, sweltering with the heat of injustice and oppression, will be transformed into an oasis of freedom and justice. I have a dream that my four children will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin but by the content of their character. I have a dream today. (...) Let freedom ring from every hill and every molehill of Mississippi. From every mountainside, let freedom ring. " MLK
blogs SAPO

.subscrever feeds