. À beira de um ataque de c...
. Porque recordar os velhos...
. Uma boa promoção é a base...
. Artistas de OAz, mãos à o...
O nosso grupo de trabalho é constituído por: Diana Santos, Marlene Silva, Rosa Tavares e Susana Moreira.
Frequentamos o 12º ano do curso de Línguas e Literaturas na Escola Secundária Soares Basto em Oliveira de Azeméis.
A ideia de participar no concurso da Universidade de Aveiro intitulado "Cidades criativas, reflexão sobre o futuro das cidades portuguesas", 1ªEdição, 2007/2008, surgiu no âmbito da disciplina de Área Projecto.
O nosso blog intitula-se: À beira de um ataque de criação, sendo o nosso projecto baseado na construção de sinergias.
Após diagnóstico exaustivo á nossa cidade e àquilo que ela nos oferece, decidimos mudar o rumo da situação.
Constatámos que as fraquezas da nossa cidade se encontram, entre outros aspectos, ao nível da cultura e ocupação de tempos livres.
Com efeito, A nossa cidade oferece muita pouca cultura aos cidadãos como por exemplo, espectáculos e exposições. Também no aspecto social existem falhas a nível da ocupação dos tempos livres para os idosos.
Visto que o objectivo do concurso é trazermos algo de nosso para a nossa cidade, e nós, enquanto cidadãos temos a obrigação de contribuir com algo, decidimos, enquanto base do projecto, criar uma espécie de associação onde todos possam dar o seu contributo de alguma maneira. Assa associação iria abranger aspectos como: voluntariado, formação musical, dança e expressão dramática, actividades para idosos, workshops, aspectos sociais (ajuda financeira, roupa…), etc.
Para além da associação, temos como objectivos estabelecer uma interacção mais intensa entre a cidade e a população.
A dinamização cultural, sensibilização da população para uma cidadania mais activa nos aspectos culturais, estimulo à criação de novas actividades são objectivos também a alcançar.
As vantagens desta associação são inúmeras, tais como, uma população muito mais unida, encontrar talentos escondidos, uma maior adesão ás iniciativas, a possibilidade de saírem espectáculos com qualidade da associação, o que permitiria à câmara municipal não dispensar verbas para espectáculos vindos de fora e alertar, de certa forma, os jovens para a importância da cultura.
Temos em mente uma possível instalação para a associação. Seria o “antigo” centro de saúde, visto que a construção de um novo centro de saúde está em marcha e o “antigo” edifício tem uma óptima localização na cidade (zona com escolas).
Pretendemos estabelecer parcerias com as seguintes entidades: Câmara Municipal, Simoldes, Correio de Azeméis, GOTA, Jornal Alerta, Escola Secundária Soares Basto, Why Not e livrarias.
Por fim, esperamos responder a todos os aspectos que nos foram pedidos para este relatório.
Sem mais a dizer, subescrevemo-nos com os melhores cumprimentos.
À beira de um ataque de criação
www.abeiradeumataquedecriacao.blogs.sapo.pt