.posts recentes

. relatório

. agradecimento

. é urgente

. 7 dias para o final

. À beira de um ataque de c...

. 16-05-2008

. Porque recordar os velhos...

. Uma boa promoção é a base...

. Artistas de OAz, mãos à o...

. avaliação (2)

.arquivos

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2007

Esta quadra...

http://br.youtube.com/watch?v=Yj98aW7jybg


Em Portugal

O Natal é a festa da familia

  Nesse dia tenta-se reunir o maior número de familiares possível.

  As mulheres começam durante a tarde do dia 24 preparando tudo para a Ceia, que começará por volta das 19 horas, já que nesta altura do ano é noite por volta das 18 horas.

Nos preparativos presta-se especial atenção ás doçarias, que tradicionalmente constam de: rabanadas, aletria e mexidos.

  Na lareira arde um tronco que permanecerá até de madrugada largando o seu calor acolhedor no frio das noites de Dezembro…junto do qual as crianças brincam e colocam as pinhas a assar, que largam um agradável aroma a pinho que perfuma o ambiente.

  As crianças, que são uma presença constante e barulhenta emprestam um ar festivo, com as suas brincadeiras e correrias. Os homens ajudam as mulheres nas tarefas mais pesadas e tratam das bebidas e dos aperitivos.


 

Comida, bacalhau e vinho do Porto

  A meio da tarde assa-se bacalhau ou polvo na brasa, que regado com bom azeite e que acompanhado de um bom vinho verde tinto é de um paladar extraordinário.

  O prato princinpal da Ceia é o bacalhau cozido com batata, hortaliça, cebola e ovo. O bacalhau é seleccionado e tudo é regado com o bom azeite português. A acompanhar o melhor vinho verde tinto que se guardou para esta altura. O segundo prato que é servido muito depois consta de arroz solto com polvo cozido. No fim são servidos os doces, acompanhados de vinho do Porto após o que toda a gente se diverte com jogos, anedotas e conversas. As crianças retiram os pinhões das pinhas que estiveram a assar.


Depois da Meia Noite

  Por volta da meia-noite as crianças retiram-se para dormir, deixando junto da lareira o sapatinho para que o Pai Natal lá coloque a prendinha (hoje em dia a lareira é substituida pela árvore de Natal).

  Os adultos dirigem-se para a tradicional missa do galo.

  No local da Ceia, nada se retira das mesas, já que segundo a tradição os anjos servem-se da comida que fica da Ceia.


No dia seguinte

  No dia seguinte, é o dia de maior alegria para as crianças, já que é a habitual correria para junto do sapatinho para abrir as prendas, algumas vezes aparece a desilusão por o Pai Natal não ter trazido aquilo que se tinha pedido...mas paciência, é melhor do que nada.

Para o almoço assa-se o tradicional perú recheado, findo o qual começam os preparativos para a partida já que alguns familiares vieram de longe, e o regresso é sempre demorado…

Actividades,
bailaricos e saudades

  Devido ao frio próprio da época, e já que não há neve na nossa região mas habitualmente chove, quase não existem atividades ao ar livre, a não ser os bailaricos que a juventude organiza nos salões paroquiais.

  O Natal português é uma festa durante a qual se aproveita para matar saudades de familiares cujos locais de residência são afastados.



Feliz Natal.

          Joyeux Noël.

          Frohe Weihnachten.

          Merry Christmas.

          Buon Natale.


            À beira de um ataque de criação.

publicado por abeiradeumataquedecriacao às 19:45
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Tags

. todas as tags

.links

.usa os olhinhos

"I have a dream that one day this nation will rise up and live out the true meaning of its creed: "We hold these truths to be self-evident: that all men are created equal." I have a dream that one day on the red hills of Georgia the sons of former slaves and the sons of former slave owners will be able to sit down together at a table of brotherhood. I have a dream that one day even the state of Mississippi, a desert state, sweltering with the heat of injustice and oppression, will be transformed into an oasis of freedom and justice. I have a dream that my four children will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin but by the content of their character. I have a dream today. (...) Let freedom ring from every hill and every molehill of Mississippi. From every mountainside, let freedom ring. " MLK
blogs SAPO

.subscrever feeds